Se gerenciar uma empresa fosse um conto de fadas, com certeza o Espelho Mágico seria um grande aliado. Saber como está a imagem da empresa perante os clientes e o mercado não é uma tarefa para amadores.
A maneira como a empresa atende seus clientes e parceiros é reflexo de seus valores e propósito. Por isso, o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) tem como preocupação:
– zelar pela imagem da empresa,
– identificar o que o mercado vê e pensa da organização,
– atrair e fidelizar clientes.
O SAC possibilita ao cliente sanar dúvidas, realizar reclamações, propor sugestões e até mesmo conceder elogios, sendo assim, um grande aliado do setor comercial.
Pode também ser visto como o “olho do dono”, por proporcionar ao gestor o acompanhamento da empresa, o nível de atendimento prestado, mantendo a qualidade, atenção e o foco no cliente de quando o próprio dono da empresa prestava o serviço.
Parte da estratégia
A estruturação do SAC apoia à tomada de decisões estratégicas, melhora os processos e consequentemente traz melhores resultados para a empresa.
Por meio dos dados alimentados em um sistema de gerenciamento de reclamações é possível perceber quais são as fraquezas, os pontos fortes e visualizar as oportunidades e ameaças que a empresa enfrenta por meio da realização de uma análise.
É importante ressaltar que a comunicação no processo também é essencial, pois um SAC bem estruturado e preparado deve ter o domínio das técnicas de comunicação, a fim de representar adequadamente a empresa.