Qualidade é a chave do sucesso
Após vivenciar a bem-sucedida Convenção Inviolável, que celebrou os 40 anos da empresa e reuniu mais de 500 pessoas em um resort na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Adroaldo Companhoni sabe que participou de um grandioso e impecável marco – adjetivos que acompanham sua trajetória profissional e sua postura empreendedora. “Nós não disputamos preço, disputamos qualidade, afinal, segurança é confiança e isso conquistamos com o nosso serviço de excelência”, garantiu o CEO da Inviolável Administração.
O grupo congrega a maior franquia de monitoramento eletrônico do Brasil – com mais de 190 unidades, presente em 354 cidades de 14 estados do país e no Paraguai – e outras verticais de negócio: central de compras e distribuidora, segurança armada e serviços. “Começamos nossa história em um mercado que não existia monitoramento, não existia a ideia de franquia, não existiam padrões, nem tecnologia…a nossa necessidade fez surgir e evoluir muito do que temos hoje no segmento”, relembra o gestor a frente de uma das 100 melhores franquias para se investir no Brasil pelo quarto ano consecutivo, segundo o Pequenas Empresas Grandes Negócios.
Caminho desbravado
Alcançar esse patamar não foi do dia para a noite. O caminho percorrido foi desbravado e sustentado nos pilares da qualidade e dos processos. Companhoni, que ingressou na Inviolável para fazer a gestão da terceira unidade que seria inaugurada em Toledo, no Paraná, trouxe em sua bagagem sua formação em Ciências Contábeis, a experiência de atuar por quase 20 anos como gerente em uma indústria frigorífica e a vontade de ser dono.
“Os meus sócios, Idalino e Juarez, queriam implantar padrões nas unidades já abertas, em Chapecó (SC) e Francisco Beltrão (PR), para então poder expandir. Também tinham a ideia de fazer da Inviolável uma franquia. Confiaram esses desafios a mim e, com independência, iniciei o projeto. Ninguém nunca tinha ouvido falar em franquia de empresa de monitoramento. Procurei orientação de uma advogada especialista em franchise, em Curitiba, que disse que nós deveríamos oferecer serviços. Foi então que veio a ideia de termos um sistema de monitoramento e de gestão para então expandir”, descreve, sobre a trajetória.
Convite inusitado
Com parceiros que aceitaram o convite de “crescer ou quebrar comigo”, Companhoni deu as diretrizes para que os sistemas de gestão – hoje, o atual Service – e de monitoramento fossem desenvolvidos. Agora sim, estavam prontos para expandir. “Precisávamos colocar gente para crescer e fazer nome nas empresas. Convidei amigos, ex-colegas de trabalho, para serem sócios. Abrimos as unidades em Pato Branco, Umuarama, Medianeira. Outras pessoas começaram a se interessar e no início facilitamos muito a abertura das franquias. Até percebermos que precisávamos estabelecer novos padrões para manter a qualidade das primeiras unidades em qualquer Inviolável”.
Excelência que vale ouro
Companhoni estruturou um programa interno de auditoria para monitorar o cumprimento de todos os procedimentos legais e específicos nas franquias. Para motivar os gestores, o projeto premia as unidades que contabilizarem as melhores notas em conformidade com os padrões de excelência da franqueadora. “Auditamos centenas de itens, desde o uniforme da equipe, a plotagem das motos, o atendimento ao cliente, a prestação do serviço, o uso de equipamentos até metas comerciais e de crescimento”, elenca Companhoni. “Elas têm que ser a melhor da cidade”, pontua objetivamente.
Prêmios para os melhores
As franquias que se destacam, recebem o Prêmio Cadeado de Ouro que, em 2024, chegou à 14ª edição. “As franquias podem explorar esse selo, mostrando sua imagem de foco na qualidade na prestação de serviços. Esse é o nosso diferencial. Puxamos o mercado para um nível profissional e somos referência para muitos concorrentes”, afirma com orgulho de ser visionário no segmento sem deixar de manter a tradição do cuidado com a excelência.