Não conformismo com o comodismo
Ele trilhou uma carreira de sucesso na segurança pública antes de ingressar na privada. Vivenciou a dinâmica e os desafios da vida pública em um pequeno intervalo da sua rotina empreendedora. Experiências que o fazem reconhecer o poder que cada pessoa carrega dentro de si para vencer na vida e a importância de contar com uma base familiar forte. “Sempre fiz o melhor em tudo e nunca me conformei com posições que ocupei. Estou em constante busca de novos desafios”, compartilha Clodoaldo de Rossi. “Qualquer tarefa a mim designada, procuro entregar resultados acima da expectativa”, complementa o sargento da Reserva da Polícia Militar do Paraná e, desde 2007, CEO da CIASEG, com sede em Maringá.
Onde o filho chora e a mãe não vê
Ele lembra que, em 1992, logo após se formar na Companhia de Choque, classificado em primeiro lugar no curso, participou do Curso de Operações Especiais. “Lá podemos usar aquele ditado popular ‘é onde o filho chora e a mãe não vê’. O curso começou com 26 policiais e no último dia restou apenas um combatente: eu. Foi muito sofrimento, dor, saudade de casa para no fim fazer parte da elite da Polícia Militar, mas por nenhum centavo de salário a mais, apenas em busca de ser um profissional melhor e fazer parte de um seleto grupo de policiais”, testemunha.
Valores que moldam o profissional
E por que compartilhar essa história? Porque para Rossi, ela tem tudo a ver com o mundo dos negócios: “empreendedorismo é isso, é ter propósito, crer, planejar, compartilhar objetivos e engajar as pessoas a atingir os resultados que projetamos”, defende o filho primogênito de uma família humilde e que, desde cedo, teve muitas responsabilidades. “Eu ajudava minha mãe a cuidar dos meus três irmãos bem mais novos e lembro de coletar restos de frutas e verduras descartadas no Ceasa para minha mãe aproveitar parte delas na nossa alimentação”.
Experiências que moldaram postura e valores familiares replicados em sua jornada empreendedora: sua esposa e seus três filhos dividem com ele a gestão da empresa. “A minha maior alegria é tê-los comigo nos negócios. Eles são minhas maiores inspirações diárias”, orgulha-se ao preparar a empresa para a sucessão.
Compartilhar para evoluir
Líder nato, Rossi já foi Secretário de Segurança de Maringá, participa ativamente das entidades de classe do segmento como o Núcleo de Empresas de Segurança Eletrônica do município e do Sindicato Patronal das Empresas de Segurança Eletrônica no Paraná, e além da CIASEG, é gestor de outros negócios. “Acredito muito no associativismo, gosto de compartilhar conhecimento e sempre busco soluções para os problemas e inovação para o mercado. Sempre digo aos empresários, somos nós o problema ou somos a solução. Por isso, busquem conhecimento, determinem e comuniquem seus valores de forma clara e, em todo tempo, engajem as pessoas no seu propósito”, ensina.
Proatividade, coragem e firmeza
Estar em evolução constante é uma das características mais evidentes da personalidade de Rossi que muito nos ensina sobre ser proativo. “Se eu tivesse ficado a vida toda na espera de que os outros fossem atender minhas necessidades, até hoje eu não teria. Empreender no Brasil é um grande desafio. Estamos no ranking dos países com maior complexidade para se empreender, com regulamentação pesada tributária e contábil, frequentes mudanças no sistema tributário e legislação trabalhista obsoleta. Para superar isso, cada um de nós, empresários, precisamos estar investidos de muita coragem e firmeza. É preciso muita prudência no planejamento e determinação para desenvolvermos nossas habilidades humanas e de gestão. Mas é, também, gratificante quando alcançamos os resultados, fruto de todo esse esforço. Por isso, não desistam nunca!”, clama, o imparável gestor.