Service
Gestão para empresas de segurança.
Uma frase muito comum no mundo corporativo que quase se tornou um mantra: “em time que está ganhando não se mexe”. Mas será que esse ditado é realmente válido em todos os casos? O que acontece quando os gestores optam por seguir à risca esse princípio?
Na realidade, muitas vezes, o time que parece estar “ganhando” pode, na verdade, estar apenas sobrevivendo. A inovação pode se estagnar e as oportunidades de crescimento podem ser perdidas nesse pensamento de estabilidade.
É compreensível que os gestores resistam à mudança. O desconhecido pode ser assustador e a implementação de novas práticas pode parecer um caminho difícil a ser seguido. O medo do fracasso e a aversão ao risco muitas vezes mantêm as organizações presas a modelos ultrapassados, impedindo-as de evoluir e prosperar.
No setor da segurança eletrônica não é diferente. Muitas empresas têm raízes familiares ou existem há décadas no mercado e mesmo quando ocorre a sucessão empresarial e novos líderes assumem o comando, a resistência à mudança persiste. O modelo de governança antigo continua a ser valorizado, impedindo a adoção de práticas mais modernas de gestão e a integração de sistemas mais eficientes.
No entanto, é essencial reconhecer os benefícios dessa mudança. As organizações que abraçam essa tendência, têm a oportunidade de se reinventar, de se adaptar às novas demandas do mercado e de se destacar da concorrência. A implementação de novas tecnologias, processos e estratégias de gestão pode trazer ganhos significativos de eficiência, produtividade e lucratividade.
Uma mudança importante: sistema de gestão específico
Uma dessas estratégias tecnológicas é utilizar um sistema de gestão que seja desenvolvido especificamente para o segmento da segurança eletrônica. Optando por ele, empresa consegue elevar o nível de gestão e obter informações analíticas de cada um de seus clientes.
A grande maioria das empresas do segmento, atua com contratos de recorrência, como monitoramento, rastreamento, portarias e manutenções. Com um sistema obsoleto ou planilhas, sem uma regra de negócio definida, os gestores não conseguem informações consistentes para saber o custo real desse cliente e se estão mantendo, de fato, uma carteira saudável.
Além disso, é necessário que o gestor permita revitalizar a cultura organizacional. Com um ambiente de criatividade e evolução, a empresa estará preparada para enfrentar os desafios futuros. Portanto, os gestores não devem temer a mudança, e sim abraçá-la como algo a auxiliá-los a manter o sucesso contínuo.
Dica do Gestor Inside
Com as soluções desenvolvidas pela Inside Sistemas, o gestor consegue ter todas as informações na mesma página, enxergando seus gargalos, evitando retrabalho, delegando demandas com mais efetividade, organizando o tempo e os custos com mais eficiência e, claro, acompanhando de perto o trabalho da equipe. Conheça o Sistema Service e o Sistema EuGestor e veja como eles podem transformar a realidade da sua empresa de segurança.
Colaboraram:
Tainá Maciel
BDR na Inside Sistemas
e
Verediana Lima
Consultora de vendas na Inside Sistemas
Este artigo faz parte da Revista Gestor Inside – 06