Acumula funções ou toma decisões: como você faz a gestão da sua empresa?

O começo de todo negócio não é simples. O empreendedor acumula funções de gestor, vendedor, RH, marketing, técnico, compras, estoquista e tantas outras que são necessárias para que a empresa caminhe.

O acúmulo de funções é inevitável e frequentemente a sobrecarga é tão grande que é necessário aumentar a jornada de trabalho para dar conta da demanda.

Neste momento, o gestor tem que fazer uma escolha e deixar de lado o seu tempo de descanso com a família, amigos, praticar um esporte ou qualquer atividade que lhe dê prazer e faça recarregar as suas energias.

Com mais gente, tudo melhora?

Com o crescimento do negócio e mais gente para cumprir com as funções que antes eram resolvidas por uma só pessoa, a esperança de ter uma rotina mais calma vai por terra: caixa de e-mail lotada, agenda sem espaço para novos compromissos – profissionais e individuais –, muitas conversas em andamento pelo Whatsapp – já pensou em usar a função “Etiqueta” para separar prioridades ou casos a resolver? 😁

A bola de neve vai crescendo à medida que os dias passam e quando se percebe, o gestor está gastando mais tempo organizando o que precisa ser feito do que realmente executando uma ação ou delegando as atividades por falta de informação ou controle adequado.

Com planilhas, tenho controle total?

Neste momento, recorre-se a aplicativos ou planilhas que organizam tarefas para cada setor. Isso é um passo para começar a melhorar o gerenciamento das atividades, pois ter um controle maior ajudará a melhorar o desempenho, aumentar a eficiência da empresa e dos colaboradores.

Ufa, acho que agora é possível ganhar um tempo a mais para viver! 😌

Mas será? 😟
Vamos refletir:

– As informações estão organizadas a ponto que consiga medir?
– Existe um fluxo destas informações onde os funcionários da empresa podem visualizar?
– Consegue gerar dados destas informações para tomada de decisão?

Poderia apresentar dezenas de questionamentos para avaliar se planilhas e aplicativos são suficientes para ter uma empresa organizada, ativa, rentável sem sugar todas as energias do gestor.

Mas isso não acontece sem integração e organização sistêmica. Tomar decisões baseadas no feeling de gestor não é suficiente – é preciso agregar à essa percepção empreendedora, dados que podem trazer mais assertividade na condução do negócio.

Com um sistema de gestão, tudo fica mais simples e fácil!

Só um sistema de gestão pode trazer o controle de todos os fluxos. Seja ele um processo simples como as contas a pagar e a receber, ou mais complexos e específicos como gerar um contrato, passar pelo estoque, abrir uma OS, direcionar ao técnico por meio do celular, executar a instalação do projeto, faturar, gerar a nota fiscal e o contas a receber, integrar online com o banco e cobrar.

Além dessa dinâmica integrada, o sistema pode trazer dados e métricas que irão orientar a tomada de decisões assertivas, trazendo resultados como economia de tempo e dinheiro, profissionalização e crescimento da empresa. Um ciclo virtuoso que está ao alcance de todos os empresários, empreendedores e gestores que buscam o sucesso.

Por isso, desde o primeiro passo para criar uma empresa, independente do porte que ela seja, contar com um sistema de gestão é fundamental para a manutenção e o crescimento de seu negócio. Ele deve ajudar o gestor na tomada de decisão, na metrificação do desempenho de equipe técnica, no planejamento financeiro e na geração de todos os processos dentro de um fluxo organizado.

Conte com o EuGestor

Atenta às necessidades dos gestores e à dinâmica do mercado, a Inside Sistemas apresenta o EuGestor, um software de gestão cloud, feito para negócios compactos que precisam de dinamismo, assertividade e resultados.

O EuGestor possui funcionalidades e integrações para a completa gestão de uma empresa de segurança, seja ela de venda, locação, instalação e manutenção de equipamentos, seja ela de monitoramento ou rastreamento.

Facilidade no gerenciamento dos processos
– Integração dos setores: todas as áreas da empresa conectadas: comercial, operacional, técnico, financeiro, administrativo, estoque.
– Integração monitoramento e rastreamento: cadastro unificado de clientes, bloqueio por inadimplência e reativação automática após pagamento.
– Cobrança automatizada: com poucos comandos é possível faturar toda a carteira e enviar, automaticamente, os boletos aos clientes.
– Gestão de OSs: controle de andamento das ordens de serviço: da liberação a ativação no cliente.
– Comercial: controle de bonificação e despesas de contrato. Integração com o financeiro.

Rapidez para analisar dados e tomar decisões
– Soluções de pagamento: emissão de boletos com tarifas reduzidas e processos automatizados. Receba dos clientes via cartão de crédito e diminua a inadimplência.
– Estoque: controle de estoque, geral ou individual (técnico). A alimentação do estoque se dá pela importação do xml da NF de entrada e a saída dos produtos acontece no faturamento da ordem de serviço. A assertividade e o controle se tornam maiores.
– Baixas automáticas: de tempo em tempo, o sistema dá um comando para o PJ Bank realizar a baixa automática dos boletos pagos.

Diferenciais
– Cloud e Mobile: saiba como está sua empresa, onde quer que você esteja.
– Aplicativo exclusivo para OSs: da abertura à execução das Ordens de Serviços, tudo centralizado via aplicativo.
– Portal do Cliente: mantenha um relacionamento próximo ao seu cliente e permita que ele acesse seus próprios dados, o financeiro e o operacional.
– Simples e intuitivo: layout moderno e fácil de usar.

Conheça o que o EuGestor pode fazer por sua empresa e por você.
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