Rastreamento: mercado promissor para conquistar e fidelizar clientes

Muitas empresas do mercado brasileiro de Segurança Eletrônica limitam a oferta de serviços ao monitoramento, à vigilância ou portaria remota – esquecem de voltar à raiz da palavra Segurança Eletrônica para buscar novas formas de proteger e assegurar o maior patrimônio de seus clientes: a vida.

Ao abrir o leque de serviços, surge um novo segmento que promete aquecer o mercado: o rastreamento.

Com ele é possível rastrear qualquer objeto, seja ele um grande volume como um veículo, ou algo portátil, como um smartphone.

E já que estamos falando de ampliar a forma de colocar em prática o conceito de segurança, apresentamos as características dessa modalidade para que você, gestor, avalie como ela pode se transformar em uma grande oportunidade de negócio.

Uma nova perspectiva

No passado, as travas, o seguro e a associação de outras formas de proteção eram as mais escolhidas pelos proprietários de veículos para terem seus bens protegidos. Com o passar do tempo, o uso dessas opções se tornou insuficiente para evitar o furto e o roubo de veículos.

Foi então que os rastreadores despontaram como uma interessante e viável forma de segurança. Além disso, com ele é possível ter controle do veículo sem a necessidade de estar próximo ou colocando a vida do condutor e passageiros em risco.

Mas rastreamento vai muito além dos veículos. Outros objetos também podem conter rastreadores portáteis como malas, computadores e encomendas – até mesmo animais podem estar sob a vigilância dessa tecnologia.

Isso demonstra uma mudança de comportamento dos consumidores que não querem apenas encontrar ou acompanhar a localização de um objeto perdido. Eles querem saber da performance do condutor durante seu percurso no trajeto percorrido, querem garantir a segurança de itens de valores e até mesmo de seus animais ou familiares.

O fato é que esse movimento é uma tendência que vai evoluir e na mesma medida, aumentar a lista de objetos e acessórios rastreados. Por isso, empresas de rastreamento estimam um crescimento, em curto prazo, de 30% no segmento.

Dois lados de um mesmo mercado

Com todas as informações, conseguimos entender que o mercado de rastreamento abre diversas possibilidades de ganhos de novos clientes e, principalmente, a fidelização de sua carteira.

Se sua empresa realiza monitoramento de alarmes e câmeras, você deve supor que o número de veículos em posse dos seus clientes seja interessante. E já que eles confiam no seu trabalho, o caminho para oferecer um novo serviço está facilitado.

Além disso, você pode rastrear a frota da sua empresa e conter desvios de rota que, além de baixar a produtividade, elevam os gastos com combustível.

Mas isso não é tudo: o rastreamento permite realizar operações em vários segmentos, sempre atendendo à necessidade de cada usuário.

  • Transporte rodoviário
  • Gestão de transporte e segurança hospitalar
  • Gerenciamento de frotas
  • Controle logístico
  • Parceria com seguradoras e locadoras
  • Motoristas de app e táxis

Invista na mudança

Se o seu cliente já está atento ao rastreamento, ele também estará para escolher a empresa que irá o atender. Por isso, antes de se lançar ao mercado, esteja preparado seguindo algumas dessas dicas:

Reputação da empresa
Com uma simples pesquisa é possível encontrar na internet reclamações de empresas que oferecem essa solução. Mas não faça o teste apenas com o nome do concorrente. Coloque o nome da sua empresa na pesquisa junto de palavras relacionadas ao seu serviço e analise o que está exposto.

Equipamentos
Hoje ficou fácil identificar a reputação dos equipamentos. Com isso sua empresa precisar ficar atenta, não somente ao serviço, mas também ao produto que está sendo utilizado, tanto na venda quando em comodato, pois um equipamento pode representar a boa ou má qualidade nos sinais e informações.

Cobertura das operadoras
Em cada região uma operadora funciona melhor que a outra. Mas se seu cliente for viajar, como garantir o sinal da operadora utilizada? Saiba que uma alternativa é oferecer os Chip SimCard que atua com multi-operadoras, garantindo assim, quase 100% de cobertura.

Preço
O mercado é concorrido, sua empresa precisa lucrar e isso não é novidade. O que não é aconselhável é olhar apenas o valor do concorrente para basear seu preço. Analise sua infraestrutura, se sua empresa realiza o rastreamento 24 horas e o que você irá oferecer de diferente da concorrência. Uma dica está nos serviços personalizados, como o autorrastreamento, onde o cliente é responsável por todas as ações e sua empresa cuida do armazenamento das informações.

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